O que é um Japamala?


(Japa=repetição, Mala=cordão ou colar)
O Japamala, mais conhecido no ocidente como rosário de orações, é um objeto antiquíssimo de devoção espiritual, sendo utilizado em muitas culturas e religiões para marcar orações ou mantralizações. Existem de diversos tipos, tamanhos e materiais e podem ter uma quantidade diferente de contas, de acordo com a cultura ou religião. No Hinduísmo ou Budismo se usam com 108 contas, havendo sempre uma conta maior representando a Divindade, ao redor da qual giram as 108 distintas manifestações, retornos ou encarnações. É a diversidade que gira em torno de uma única unidade.
COMO USAR?
Segure o Japamala com uma das mãos e com o dedo polegar vá girando as pequenas contas conforme for fazendo suas orações ou repetições de mantras sagrados. Ou seja, segure a primeira conta com o polegar e faça a primeira oração. Quando terminar puxe a segunda conta e continue tuas orações, continuando assim até completar as 108 contas. Neste momento é importante não passar por cima da conta principal, ou seja, a conta que representa a Divindade. Pode-se dar um beijo nesta conta, demonstrando adoração e devoção e depois se deve virar a Japamala e continuar as repetições ao contrário, quantas vezes quiser, mas sempre que chegar na conta principal deve-se retornar e jamais passar por cima.
No Tibet, as contas divisórias podem ser de pedras semipreciosas. Os mais preciosos são os feitos de ossos de homens santos ou de lamas. Usar um mala é uma escolha sempre muito pessoal.
Os malas Tibetanos normalmente são divididos em quatro grupos de 27 contas por três contas um pouco maiores que representam as Três Joias (Buda, Dharma, Sangha) e ainda possuem um "dorje"( um raio) e um "drilbu" (um sino) em seus contadores.
 No Japão, eles possuem 112 contas e são feitos de madeira. O número das contas pode ser 27, 54 ou 108 . No Hinduísmo ele tem sempre uma conta extra - chamada Meru ou a conta GURU, que simboliza a Fonte Espiritual ou o Mestre, para que se saiba quando o ciclo está terminado.
Há algumas variações. Em alguns Malas, além das 108 contas existem outras quatro, um pouco menores, nas posições 7 e 21, para facilitar em certas orações e mantras que devem ser recitados este número de vezes.

Há ainda um outro, tibetano, que possue três contas menores separando as 108 contas em quatro grupos de 27. Estas contas diferenciadas não são para serem contadas. 

A repetição das palavras 108 vezes tráz o benefício da Numerologia, por ser um número poderoso que comanda a afirmação do mantra. Toda recitação de qualquer mantra apressa o seu processo na aquisição de benefícios espirituais no sentido de ampliar os efeitos "positivos" e diminuir as "toxinas".


CONSAGRAÇÃO E PODERES
O Japamala pode e deve ser consagrada como um objeto mágico, que pode chegar a possuir um imenso poder de cura, de proteção, de conjuração, de imantação espiritual.
Lembre-se de que o Japamala irá cada vez mais se imantando com sua própria devoção, portanto quanto mais amor, mística e devoção você tiver, mais poder ele terá, chegando a se converter em um poderoso amuleto, ou talismã, que lhe trará sorte, saúde, proteção, dinheiro, prosperidade, amores, felicidade, etc.